terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Você já foi à Bahia, nega? Não? Então vá.

Eu fui. Com meus vinte e poucos anos, segui pela primeira vez o conselho de Caymmi. Fui a Salvador, mas também a Prado, Arraial da Ajuda e Trancoso numa road trip pelo Nordeste com as amigas. Depois de três décadas de intervalo, voltei pra visitar uma parte da família que emigrou pra capital e nem pensa em retornar ao Rio de Janeiro. Pois é, meus primos testemunham que a Bahia tem um jeito que nenhuma terra tem. Em seguida, já com os netos, regressei a Trancoso, uma vila muito diferente daquele lugarejo rústico que havia conhecido nos anos 80. Todas foram viagens marcantes, guardadas na memória com as minhas etiquetas de felicidade: sol brilhando, praia calma, camarão frito, água morna.

No mês de novembro, Caymmi, inconformado com as desventuras dos brasileiros nestes quase dois anos de pandemia, soprou no ouvido da minha cunhada que já era tempo de regressar à Bahia e recuperar a sorte natural a todos os viajantes que andam por lá. Ela, seduzida pelos dengos do baiano, organizou o roteiro e me convidou. Topei na hora! Resultado: semana passada, voltei de uma temporada na Península do Maraú, um território em que eu ainda não havia pisado, e distante duas horas (de carro) de Ilhéus. E não é que Jorge Amado foi nos encontrar na pracinha do Centro Histórico?! Muita sorte a nossa! Valeu, Caymmi.

Grafite - Rildo Foge

Ilhéus - em frente ao Restaurante Vesúvio
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Retorno às crônicas de viagem, depois de um longo e tenebroso inverno, quer dizer, dois invernos, duas perdidas primaveras e dois tristes outonos! Verões? Já são quase 3... 
Escrever me faz capturar o tempo, revê-lo, criar novos contextos, cultivar memórias – é uma forma de felicidade. Tomara que os leitores se alegrem também.

Para saber mais sobre a viagem, leia também: Longe de Casa

Na Rede:
Você Já Foi à Bahia? interpretada por Nana, Dori e Danilo Caymmi

15 comentários:

Unknown disse...

Muito legal. Agradeço a citação.

Carmen disse...

Viajar….. que maravilha!! Retornar muitos anos depois a lugares já conhecidos deve ser muito interessante, você vive um momento antes x depois surpreendente. Tenho uma memória de Trancoso que já me disseram pra esquecer! Será que está melhor agora? Ou será que a versão da memória vai dar saudade?

Ana Beatriz disse...

Oi, Carmen. Obrigada pelo comentário. Eu penso que cada experiência de viagem é muito particular, interferida por vários fatores. Gostei muito de Trancoso e arredores nesta última visita, praias tranquilas, pouca circulação de pessoas, mas fui fora de temporada. Dá uma chance pra segunda viagem. Acho que vc vai gostar!

Ana Beatriz disse...

Oi, Vania. A citação era obrigatória, sem você não teria existido esta maravilha de viagem. Obrigada, cunhada.

Unknown disse...

Madrinha, viajar e escrever é a sua praia! Delícia, textos novos para dar aquele up no Blog. Vamos que vamos, eu continuo agarrada na sua saia, não largo por nada!!!

Eline do e. Labore disse...

Muito bom Bia. Não deixe de escrever. Viajamos com você. Tenho uma amiga que mora em Itacaré, muito em breve regressarei a Bahia após muitos anos também.

Maria Jose da F. Marinho disse...

Boa noite!!! Adorei....sou filha de baiano e sempre que posso dou " um pulinho" , ainda tenho família lá....inclusive vou enviar para eles esse seu texto...parabéns!!!!������������

Maria Jose da F. Marinho disse...

Boa noite!!! Adorei....sou filha de baiano e sempre que posso dou " um pulinho" , ainda tenho família lá....inclusive vou enviar para eles esse seu texto...parabéns!!!!🌹🌷👍👏👏👏

Ilza Valle disse...

Olá Ana Beatriz, sou sua leitora através de sua afilhada literária Gilda, de quem sou amiga e "tiete". Fiquei muito feliz ao ler seu texto. Não por acaso, hoje, reservei acomodações no hotel, no morro do Cristo situado entre os bairros de Ondina e a Barra, para mim, minha filha e minha bisneta Maria Clara, que vai completar em janeiro quinze anos. Como presente vamos lhe dar essa viagem. Que linda coincidência foi ler seu texto! Parabéns, vou aguardar os próximos!

Ana Beatriz disse...

Isso, não larga a minha saia não, Gilda~. Vamos juntas.

Ana Beatriz disse...

Eline, Itacaré é pertinho da Península de Maraú. Aproveita a viagem e dá uma passada por lá, vc vai gostar muito.

Ana Beatriz disse...

Maria José, obrigada pela divulgação do Blog. Em breve, mais relatos. Bjs.

Ana Beatriz disse...

Ilza, também fiquei muito feliz com seu comentário. Que vocês curtam muito a viagem a Salvador. Logo, logo, mais relatos. Bjs.

Unknown disse...

Oi Carmen
Tivemos a oportunidade de retornar anos depois à Barra Grande, Trancoso e a Morro de São Paulo e em todas elas baixou um certo saudosismo.
Mas, TB conFesso que vivi ótimos momentos nas novas viagens com outras descobertas e outras companhias.

Unknown disse...

Feliz em ter participado do seu primeiro retorno após 30 anos! Acho que já está na minha hora de retornar, após 15... rsrs