Os Motivos

Faz tempo que acalento a ideia de reunir meus textos num Blog. Faz tempo, também, que questiono a validade disso. Com a Internet dando vez a tantos escritores, que tratam praticamente de todos os assuntos, pra que engrossar as fileiras? Qual a razão de falar sobre o que já foi exaustivamente dito? 

A experiência de fazer publicações no Facebook, no entanto, foi me ajudando a perceber que, antes de tudo, há um prazer pessoal na escrita. Não por acaso, escrevo sobre o que gosto, penso ou vivo. Incapaz de contar as histórias dos outros, só me entendo comigo mesma. Na Primeira Pessoa nasce, assim, um blog intimista, como um show com um banquinho e um violão.

Acontece que todas as histórias, mesmo aquelas de cunho autobiográfico, quando colocadas em palavras escritas, acabam virando ficção. Uma ênfase aqui, uma supressão ali, um enfeite acolá... e nasce o texto, esse ser único e, invariavelmente, mais rico que a “realidade dos fatos”.
Foi essa reflexão que me fez tomar coragem e destrancar o cadeado da página. Quem sabe os leitores se interessem por uma versão melhorada de mim??
É o que eu espero!! :)

Foto na instalação "De lama lâmina", de Matthew Barney, em Inhotim.

(As fotos que acompanham as publicações são - e serão - de autoria de Mario Oliveira, companheiro da vida e das viagens. No caso de usar imagens de terceiros, só o farei com autorização dos proprietários e citando os devidos créditos.)



2 comentários:

Fatima Amorim disse...

Parabéns pela iniciativa! Sucesso na nova trajetória!

Ana Beatriz disse...

Obrigada, Fatima. Bjs.