sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Alice no Maravilhoso País das Palavras

Alice tem 7 anos e, desde bem novinha, já sabíamos que ela era muito amiga das palavras. Aprendeu a falar antes do tempo regulamentar e logo passou a nos surpreender com expressões e concordâncias sofisticadas, usadas para se comunicar e se fazer presente no mundo real. Aos 3 anos, lançava mão de todos os seus recursos verbais para inventar histórias mirabolantes, geralmente com bichos, e houve um tempo em que um amigo imaginário era figurinha fácil nas suas narrativas.

Agora, que está se alfabetizando e percebendo a relação da fala com a escrita, a danada resolveu escrever histórias e, esta semana, decidiu experimentar o gênero poesia. Ela me contou que seu processo de criação exige sossego e concentração e, para isso, recolhe-se ao seu quarto. Na porta, coloca uma plaquinha vermelha indicando não querer ser interrompida.
  
Quando li a sua mais recente produção, tive certeza que o manuscrito deveria ser publicado no Blog. A autora, felizmente, concordou com a ideia e ditou o título para que eu o incluísse no poema.

Alice não sabe, mas, com sua coragem de poetisa, me incentivou a buscar outras possibilidades literárias, para além das crônicas, gênero no qual me sinto mais confortável. Pode ser que eu me aventure, abra o coração e escreva um verso ou outro, e, de repente, me veja transformada em passarinho emocionado. Assim, iremos juntas, eu e ela, de mãos dadas por este maravilhoso país das palavras.




A Luz do Campo
                           Alice Oliveira

O passarinho canta
com magia e emoção
Só dá pra cantar
dentro do coração.

10 comentários:

Fatima Amorim disse...

Linda a trajetória da Alice e maravilhosa, e não surpreendente, sua sensibilidade.
Parabéns às duas.
Bjs

angela disse...

Que lindo, gostei demais! Parece um haiku. E, como sou mais para o visual, a poesia implícita nas formas da caligrafia única é um deleite! :-)
Espero curiosa a sua resposta poética.

Unknown disse...

Muito bom Bia!!!E vão juntas pelo pais das palavras e pelo universo da poesia....

Carmen Avolio disse...

Que máximo Bia!!! O texto e a Alice!!! Sucesso as duas, de mãos dadas então irao muito mais longe. Um beijo grande em vocês. Parabéns

Carmen disse...

Lindo! E tão delicado! Ana, com esta professora, em breve veremos as suas poesias tb!

Ana Beatriz disse...

Obrigada, Fátima, Ângela, Katia e as duas Carmens, pelos comentários no Blog. Vou repassar as bonitas mensagens de vocês para a Alice. Beijos.

Unknown disse...

Linda poesia!
Esse encontro com as palavras é maravilhoso.
Parabéns!

Unknown disse...

OI Bia!
Que lindo! Quanta emoção!
essa postagem me deixou com saudades da nossa convivência e dos tempos de alfabetização!
Parabéns!

Unknown disse...

Oi Bia, na verdade a postagem anterior e essa são minhas, Eliane, saiu como Amanda por causa do computador da General Glicério, eu acho.

Ana Beatriz disse...

Obrigada, Flavia e Eliane, minhas queridas companheiras de muitas turmas de alfabetização, pelos comentários. Bjs.